Facebook cria ferramenta para ajudar a evitar suicídios
Na quarta-feira, o Facebook começou a testar uma ferramenta que ajuda a prevenir suicídios, chegando às pessoas que tenham escrito mensagens que sugiram tristeza. De acordo com o Mashable, a ferramenta permite a qualquer utilizador informar o Facebook de alguém que possa estar a passar por pensamentos suicidas.
Depois, um consultor independente revê o post em questão e decide se deve ou não perguntar ao utilizador se quer algum conselho ou ajuda. Caso este se decida por este último caso, o Facebook chega ao utilizador cuja mensagem alertou os seus amigos com o seguinte texto: “Um amigo pensa que podes estar a passar por um mau bocado e perguntou-nos para olhar para o teu post mais recente”.
Depois, o utilizador tem várias opções: ignorar o post, falar com alguém – um amigo ou um profissional que estará online – ou pedir dicas e outro tipo de ajuda. “Não estás sozinho – fazemos isto para muitas pessoas todos os meses”, diz a notificação.
Esta ferramenta conta com a parceria de várias organizações norte-americanas ligadas à saúde mental, como a Forefront, Now Matters Now, National Suicide Prevention Lifeline ou Save.org.
Nos últimos tempos, o Facebook tem sido alvo de críticas por falta de sensibilidade e, segundo o Mashable, quer mudar esta imagem e ajudar mais pessoas a lideram com os seus problemas. Ainda não existe informação se esta ferramenta chegará a outros mercados, como o português.