Facebook e Eutelsat vão disponibilizar banda larga na África subsariana
O Facebook anunciou hoje uma parceria com o operador francês de satélite Eutelsat para disponibilizar internet de banda larga para a África subsariana já a partir do segundo semestre de 2016.
Através de um acordo com a empresa de comunicações satélite Spacecom, válido por vários anos, as duas empresas irão utilizar o satélite AMOS-6 para enviar as ligações de internet a grande parte de África subsariana.
Este acordo é o mais recente desenvolvimento da iniciativa Internet.org, que procura levar internet gratuita aos países com piores serviços. A organização começou já a testar drones movidos a energia solar, sendo esta uma das soluções encontradas para levar a internet a países com poucas ou nenhumas infra-estruturas de comunicação móvel.
Um estudo recente das Nações Unidas descobriu que 57% da população mundial não tem uma conexão de internet fiável, incluindo 90% dos cidadãos que vive nos países mais pobres do mundo. E ainda que a penetração da internet de banda larga tenha crescido bastante em África, nos últimos anos, ela ainda é cara e lenta para muitos.
“A missão do Facebook é ligar o mundo e acreditamos que os satélites terão um papel importante em resolver as barreiras significativas que existem para ligar as pessoas em África”, explicou Chris Daniles, vice-presidente da Internet.org.
Foto: Timbuktu, Mali. Emilio Labrador / Creative Commons