Facebook responde à Greenpeace com entrada na Alliance to Save Energy
Há um mês, a Greenpeace criticava o Facebook, no vídeo que recordamos em baixo, por ser uma empresa pouco sustentável e que consumia demasiada energia.
Na última sexta-feira, a rede social norte-americana reagiu finalmente e anunciou mesmo uma parceria com a Alliance to Save Energy, uma coligação entre várias empresas ligadas à indústria, tecnologia e energia e que promove – e faz lóbi – pela eficiência energética nas empresas.
“Na sua explosiva história de seis anos, milhões de pessoas partilharam “estórias”, fizeram novas relações e fortaleceram amizades antigas por causa do site. Mas o que muitos não sabem é que o Facebook, que tem mais de 500 milhões de utilizadores, é também um pioneiro em eficiência energética – e o novo membro da nossa associação”, explica a Alliance to Save Energy no seu site.
Em breve, os utilizadores do Facebook poderão “gostar” de uma nova página: “Green on Facebook”. Esta página será o local onde o Facebook irá publicar todas as suas iniciativas ambientais e partilhar mais informações e ferramentas para que todos os seus utilizadores possam ser energeticamente mais eficientes, seja em casa, no trabalho ou na escola.
Desde que o Facebook foi lançado, diz o seu vice-presidente de operações técnicas, Jonathan Heiliger, que está interessado na eficiência energética. Porquê? Por uma questão financeira e de negócio.
Para Heiliger, a energia mais barata e limpa é a que não usamos. Com esta ideia em mente, a empresa tem dedicado cada vez mais recursos a desenvolver hardware e software para reduzir a energia no seu site.
Um exemplo: em 2009 o Facebook desenvolveu o Haystack, um sistema de armazenamento que reduz o consumo de energia, a utilização de dados e exigências de infra-estruturas.
Outro exemplo: em 2010 o Facebook anunciou uma nova tecnologia para tornar a linguagem PHP mais eficiente. O projecto, denominado HipHop para PHP, reduz a utilização de CPU nos servidores Web em mais de 50%.
Leia o comunicado da Alliance to Save Energy. E reveja o “tal” vídeo da Greenpeace.