Facebook vai testar primeiro avião solar que dará acesso a internet a novas comunidades
O Facebook quer ligar à internet as cinco mil milhões de pessoas que, hoje em dia, estão offline, e prepara o lançamento de um drone solar para levar a conectividade aos lugares mais remotos e pobres do planeta. O drone tem o tamanho de um avião comercial e será desenhado para levar rede e sinal de internet a comunidades que, hoje, estão sem ligações. Segundo o Wall Street Journal, o avião pode passar meses ou até anos a sobrevoar estas zonas.
Através do projecto internet.org, o Facebook está a levar rede a locais improváveis desde 2013. Para além da questão da rede, o projecto preocupa-se com a falta de hardware, o preço das ligações ou a falta de conteúdos numa determinada língua.
Assim, o gigante norta-americano está a trabalhar com a Samsung e Nokia na resolução destes problemas, e o lançamento de um drone solar é só mais um passo no caminho da inclusão social global.
O avião, do tamanho de um Boeing 747, já foi testado no ano passado. Desde então, ele já foi melhorado – sobretudo a bateria, movida a energia solar -, e o Facebook acredita que está na altura de o pôr em acção. O primeiro vôo está previsto para o Verão.
“É um grande avião e um projecto nunca antes feito. Vamos ver o que acontece”, explicou Jay Parikh, vice-presidente de Engenharia do Facebook, ao The Wall Street Journal.
O avião foi desenvolvido para planar a 18.000 a 27.000 metros e, segundo o Facebook, seria necessário uma frota de 1.000 para ligar o mundo a milhões e milhões de novos utilizadores de internet. Com tudo o que de bom isso traz.