Faculdade do Porto lança formação a pensar naqueles que cuidam dos mais idosos
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto vai arrancar com a 3ª edição do Curso Internacional em Geriatria Clínica, que promove em colaboração com a PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. É uma formação pós-graduada, dirigida a médicos e que funciona em regime à distância. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que em 2020, o Mundo terá mais pessoas com idade superior a 60 anos do que crianças até aos 5 anos. É, por isso, fundamental ter profissionais especializados nesta área, que sejam capazes de promover um envelhecimento activo, dando qualidade de vida aos mais velhos.
O curso conta com 363 horas de formação, abrangendo diversas áreas importantes como as doenças psiquiátricas, neurológicas, cardiovasculares, oncológicas, farmacologia, nutrição, cuidados paliativos entre outras. É ministrado por docentes, especialistas em várias áreas, e com vários anos de experiência e leccionação, da Faculdade de Medicina do Porto e do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.
Pretende-se, com esta formação, capacitar médicos visando a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças que incidem na velhice bem como fornecer conhecimentos e treinos necessários para uma boa prática em Geriatria. A novidade da edição deste ano é que, após o encerramento do curso, o médico terá acesso a dois anos de assessoria gratuita, tendo ao longo deste período, um docente responsável por o auxiliar em eventuais dúvidas e na resolução de problemas da sua prática clínica.
As candidaturas decorrem até 12 de Fevereiro, têm limite de vagas e devem ser efectuadas online sendo possível obter todas as informações a partir do site www.cigc.med.up.pt.
Foto: