Falta de água ameaça reserva de Las Tablas de Daimiel
A escassez de água está a destruir um dos ecossistemas mais singulares da Europa. Las Tablas de Daimiel é uma área classificada Reserva da Biosfera pela UNESCO. Situada na metade sul do território espanhol é uma zona húmida de escala obrigatória para as aves migratórias. “Aqui costumava-se entrar no parque quando a água era boa, o Guadiana era bom, a pesca era boa, os caranguejos eram bons, e era uma bênção passar por aqui”, disse o pescador Julio Escuderos, à Euronews.
Para que o parque recupere o seu esplendor seria necessária água suficiente para encher mais de 1300 estádios de futebol. A degradação afecta também a indústria do Turismo. Dario Rodriguez, gestor da empresa Ecodestinos, fala de uma redução progressiva da actividade. “Ainda temos clientes porque lidamos com o Ecoturismo há muitos anos mas, por exemplo, o número de empregados ou actividades que podem ser desenvolvidas foi reduzido”.
Os especialistas apontam a sobre-exploração agrícola como a principal causa da situação. “No meio da pandemia do coronavírus, muitos peritos e cientistas dizem que este é apenas um sintoma da deterioração ambiental e que as consequências da deterioração dos ecossistemas vão muito mais além. Mas a curto prazo, e para que todos compreendam, o passo seguinte poderá ser a escassez de água para abastecimento”, alerta José Manuel Hernández, porta-voz regional do grupo “Ecologistas en Accion”, à Euronews.