Famalicão: feira de trocas com tradição de 810 anos arranca hoje
Vila Nova de Famalicão organiza de hoje a terça-feira (8 a 12 de Maio) a Feira das Trocas, também conhecida pela Feira do Burro e que decorre no centro da cidade – então vila – desde 1205, por ordens dadas pelo Rei D. Sancho I.
“Serão cinco dias intensos, com uma das feiras mais emblemáticas de Famalicão, a ser coroada por toda a beleza, perfume e esplendor das flores”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que desafia os famalicenses para reviverem as suas tradições e convidado todas as pessoas da região a descobrirem-nas e a divertirem-se com elas.
Este ano, à Feira do Burro junta-se a Feira da Flor. Ambas decorrerão na Praceta Cupertino de Miranda e na Alameda D. Maria II, regressando ao local onde originalmente se realizava, no então denominado Campo Mouzinho de Albuquerque.
Ordenada pelo Rei D. Sancho I, em 1205, e agora recuperada, a Feira das Trocas recria algumas das maiores tradições históricas do concelho, como a feira de gado bovino, o mercado dos enchidos, com as populares tabernas e o vinho verde na malga, entre outros momentos, animados pelo ambiente festivo próprio das feiras do início do século XX.
É esse também o palco da Festa da Flor, que tem como expoente máximo a Batalha das Flores, um desfile único em beleza e cor que, com a participação de onze grupos, promete encantar o centro da cidade de Vila Nova de Famalicão no domingo à tarde, 10 de Maio, envolvendo largas centenas de protagonistas que vão brindar o público com pétalas de flores da época ao longo do percurso que liga a Rua Manuel Pinto de Sousa à Praça D. Maria II
A Festa da Flor conta ainda com um leque diversificado de atividades culturais e ambientais que irão decorrer no espaço urbano entre a Praça 9 de Abril e a Praça D. Maria II. Exposições de viveiros e floristas, mostra de perfumaria, workshops, atelieres de pintura, palestras e animação musical. Tudo à volta da flor, dos seus encantos e das suas potencialidades.
Saiba tudo sobre o evento neste site.