Fantásticas cavernas de gelo mapeadas e fotografadas pela primeira vez (com FOTOS)
Pela primeira vez, um fotógrafo desceu até às profundezas de um glaciar suíço e imortalizou a imagem das cavernas geladas do Gorner Glacier, perto de Zermatt. As caves, que foram também pela primeira vez mapeadas e investigadas, podem ser vistas nas fotos abaixo: imponentes, imperiais e magníficas.
A equipa que explorou o Gorner Glacier foi composta por oito pessoas e está agora a elaborar as conclusões da expedição, realizada em Outubro. As fotos, porém, já podem ser vistas.
Para além de procurarem saber mais sobre os glaciares, os pesquisadores querem perceber qual a velocidade se derretem estes monstros de gelo.
“Foi extremamente espectacular [sic]. Foi a primeira vez que estive numa cave de gelo e a vista era absolutamente linda. Eram de um azul muito claro. Estas cavernas são mais impressionantes que as normais, oferecem um desafio completamente diferente”, explicou Robbie Shone, de 32 anos, o fotógrafo da expedição.
Estes glaciares movem-se cerca de 15 metros por ano, todos os anos. Por isso, esta equipa será a única a vê-los neste estado – e por isso partilhou as fotos.
A equipa passou seis dias acampada perto do glaciar – e dois a tentar encontrar um caminho para descê-lo, até às cavernas de gelo. O acampamento ficou a uma hora do glaciar, tendo a equipa permanecido no seu fundo durante oito horas, a uma temperatura média de -18ºC.
O Gorner tem 14 quilómetros de comprimento é o segundo maior sistema de glaciares dos Alpes.