Feneco, o pequeno e peculiar animal orelhudo
A Raposa-do-deserto, também conhecida como Feneco, é um pequeno animal da família Canidae que habita no deserto do Norte de África.
De nome científico Vulpes zerda, mede entre 20 a 41 centímetros e pesa de 1 a 1,5 quilogramas, denominando-se a raposa mais pequena do mundo. Como raposa que é, a sua cauda é grande e peluda, podendo chegar aos 31 centímetros. Mas o que a distingue de todas as outras da sua ordem, são as grandes orelhas que possui.
As orelhas do Feneco medem em média 15 centímetros, e são muito importantes para a sua sobrevivência. Com elas, conseguem irradiar o calor corporal e também caçar as presas com maior facilidade, detetando pequenos roedores, répteis e insetos à distância.
São animais noturnos e como tal, durante o dia, costumam estar na toca, conseguindo aguentar muito tempo sem beber água. O seu pêlo ajuda a suportar as altas temperaturas diárias e as mais baixas durante a noite.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a população está estável e pouco ameaçada. Com um focinho dócil e um aspeto peculiar, espreite a Raposa-do-deserto na galeria: