Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade

É já este fim de semana que Guimarães volta a dar as boas-vindas à nova estação com mais uma Festa da Primavera, que este ano tem como tema central a biodiversidade. Nos dias 29 e 30 de março, a iniciativa sobe à Montanha da Penha com um conjunto diverso de atividades gratuitas para todas as idades, com o objetivo de conectar à comunidade à natureza e sensibilizar para a importância da preservação ambiental, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, promovido pelo Laboratório da Paisagem, com a colaboração do município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity, o evento apresenta um programa repleto de iniciativas, que incluem concertos, oficinas criativas, percursos interpretativos, atividades de educação ambiental, exposições e jogos tradicionais.
Um fim de semana de música e atividades dedicadas à natureza
Durante o fim de semana, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de concertos e exposições, bem como de participar em oficinas criativas, atividades de educação ambiental e jogos tradicionais. Na música, destacam-se as atuações de Maria João Soares, André Ferreira, Mário Correia e Francisco Reis, além de um sunset com o DJ Tiago TT e uma performance da Escola de Dança Flávia Portes. A literatura também marcará presença com as sessões da Hora do Conto, promovidas pela Biblioteca Raul Brandão.
A Festa da Primavera convida, também, o público a participar em diversas oficinas e workshops, como a construção de caixas-ninho para aves e abrigos para morcegos, a construção de terrários, atividades de desenho e pintura botânica, bem como a aprendizagem de técnicas tradicionais, como a oficina de barro e a oficina da palha.
Os visitantes poderão ainda conhecer o mercado eco, as exposições temáticas sobre biodiversidade e espaços interativos, com a presença de entidades dedicadas à sensibilização ambiental, como a Vimágua, a Vitrus, a Resinorte, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Curtir Ciência.
Para os mais aventureiros, haverá percursos guiados pela Montanha da Penha, onde poderão descobrir a fauna e flora da região, contemplando a riqueza natural e cultural.
A Festa da Primavera “promete um fim de semana animado, repleto de cor, música e oportunidades de aprendizagem, convidando a população a “aquecer” neste início de estação”. A entrada é gratuita e o programa completo pode ser consultado aqui.
Como Capital Verde Europeia 2026, o município de Guimarães “reafirma, através de mais um evento, o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade, destacando a relevância da preservação ambiental”.