Festival Boom: evento de Idanha-a-Nova ganha importante prémio de sustentabilidade

Pela quinta edição consecutiva, o Boom Festival foi distinguido com o prémio “Outstanding Greener Festival Award“, uma iniciativa internacional que premeia eventos exemplares para a indústria através das suas práticas sustentabilidade. O festival de Idanha-a-Nova recebeu a distinção máxima, feito apenas alcançado por outro festival no mundo.

Aspectos como as emissões de CO2, tratamento de águas, saneamento, gestão de resíduos, promoção de transportes públicos, utilização de materiais reutilizáveis, energias renováveis, assim como a promoção destas e outras medidas junto do seu público. Estes foram alguns dos motivos que justificaram a distinção máxima atribuída ao festival Boom, feito apenas alcançado por um outro festival no mundo.

O programa ambiental que valeu este reconhecimento é muito extenso e engloba desde a obrigatoriedade de todos os restaurantes usarem material biodegradável, passando pela criação de composto com restos de comida, saneamento, energias renováveis, reciclagem de comida, até um programa de revitalização da economia local. Em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e juntas de freguesia locais, e no âmbito do Programa Recomeçar, o festival empregou 200 pessoas da região na última edição.

Na edição de 2016, o público – com origem em 154 países-, pôde presenciar alguns dos projectos que fizeram o festival ganhar este prémio de mérito: mais árvores, resultantes do processo de reflorestação da Herdade da Granja, com a plantação, desde Dezembro de 2015, de 550 novas espécies nativas. Além disso, usufruíram de 348 casas de banho compostáveis e de uma estrutura de apoio aos mais de 71 participantes ciclistas que vieram de várias partes da Europa para o festival de bicicleta – a Boom Bike Village.

Mas há mais detalhes que fazem deste um evento único, como a forte componente social que pauta todo o festival. Assim em 2016 foram criados vários projectos de acção social e ambiental na Beira Baixa, com um visível esforço para empregar pessoas da região, bem como a primazia dada aos produtos locais.

Distinguido em 2008, 2010, 2012, 2014 e agora em 2016 com o “Outstanding Greener Festival Award”, o prémio mundial mais importante de eventos sustentáveis, atribuído por “A Greener Festival”, o Boom foi, ainda, a convite da UNEP – United Nations Environment Programme, organismo pertencente à ONU, membro da iniciativa “United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative”. Ganhou também o European Festival Award 2010 – Green’n’Clean Festival e o Green Inspiration Award 2012.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores