Festival “Sabores e Tradições” mostra o melhor da enogastronomia em Freixo
Freixo de Espada à Cinta vai mostrar as suas potencialidades enogastronómicas durante o festival “Sabores e Tradições” que decorre nesta vila do distrito de Bragança de sexta-feira a domingo, disse à Lusa o presidente da câmara.
“A iniciativa ‘Sabores e Tradições’ é uma aposta clara na economia local, sobretudo no setor enogastronómico, onde vamos mostrar todo o potencial do nosso concelho e da região. Na edição deste ano aumentámos a nossa capacidade para receber todos aqueles que nos queiram visitar no próximo fim de semana”, indicou Nuno Ferreira.
O certame enogastronómico está integrado na iniciativa “Cidade do Vinho”, que agrega os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro.
Um dos destaques vai para uma prova de vinhos certificados produzidos neste concelho que integra a Região Demarcada do Douro, com destaque para a sub-região do Douro Superior, que está agendada para a tarde de sábado.
“Para participar nesta prova de vinhos só terá de adquirir um copo e provar todos os vinhos aqui produzidos. Para além dos vinhos, teremos três cozinhas regionais que vão confecionar ementas características da região transmontana e onde não faltaram as sopas de tomate, de batata, a de cebola ou tortas de espargos silvestres, que acompanham os queijos e os enchidos tradicionais entre outras iguarias”, explicou o autarca socialista.
Nuno Ferreira acrescentou ainda que este evento é realizado apenas com expositores e produtores oriundos de Freixo de Espada à Cinta, com a finalidade de valorizar o que há de melhor neste concelho.
“O nosso concelho tem como principal atividade a agricultura, que representa 80% da produção local e 20% [está] ligado ao setor do turismo”, frisou.
Em paralelo, o município recuperou um conjunto de tradições locais no qual se destaca o tradicional jogo da Pelota e o Campeonato Europeu desta modalidade que decorrerá no concelho em abril de 2024.
O certame “Sabores e Tradições” promete três dias de valorização e promoção das tradições, dos sabores, da produção e economia local, e do turismo do concelho, sempre acompanhado de animação musical, na qual não faltarão os gaiteiros tradicionais do Planalto Mirandês e Douro Superior.
O destaque musical vai para espetáculo com o grupo 7 Saias, no sábado.