Fevereiro foi “muito quente e extremamente seco” informa o IPMA



As altas temperaturas e a ausência de chuva continuam a marcar o clima, um pouco por toda a Europa, inclusive em Portugal. Como revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), fevereiro foi um mês “muito quente e extremamente seco” em Portugal Continental, tendo sido considerado o quinto mais quente desde o ano 2000.

O país registou uma temperatura média do ar 1.33ºC superior ao valor normal de 1971-2000. Em termos de temperatura máxima, registou-se um valor 3ºC superior à média para o mesmo período, tendo-se ainda considerado o segundo valor mais alto desde há 91 anos. Quanto à temperatura mínima, o valor médio foi 0.33ºC inferior ao valor normal.

Destaca-se o dia 22 de fevereiro, onde 3/4 das estações meteorológicas nacionais marcaram uma temperatura máxima superior a 20ºC, mas também o final do mês, onde se verificou, segundo o IPMA, “um agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território com um aumento da área nas classes de seca mais graves, severa e extrema (95 %). A 28 de fevereiro mais de 60 % do território estava em seca extrema”.

Relativamente à Europa, quase todo o continente europeu sofreu com temperaturas superiores à média para a época, tendo sido o terceiro mais seco desde 1931. A temperatura média esteve acima 2.9ºC em relação à media de 1981-2010. Os únicos países onde as temperaturas estiveram abaixo da média foram a Islândia e a Noruega.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...