FIA anuncia Fórmula 1 para veículos eléctricos em 2014
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou ontem o lançamento, já em 2014, da Fórmula E, uma Fórmula 1 para veículos eléctricos. Segundo o presidente da FIA, Jean Todt, a competição terá 10 equipas e 20 pilotos, que começarão a demonstrar a capacidade dos veículos já em 2013, ainda que de forma experimental. Um ano depois, a competição será a sério.
A Fórmula E tem como pano de fundo uma parceria da FIA com o consórcio internacional de investidores Formula E Holdings (FEH), com sede em Londres e que organizará, de forma oficial, a competição.
“É uma grande oportunidade para criar um novo e emocionante espectáculo que olhe para o futuro unindo as corridas e a energia limpa e sustentável”, explicou o director-executivo da FEH, Alejandro Agag. O responsável afirmou ainda esperar que este campeonato seja um “marco na pesquisa e desenvolvimento dos carros eléctricos”.
Por sua vez, o presidente da FIA, Jean Todt, explicou que este campeonato terá “entretenimento” garantido, e será uma nova oportunidade para “compartilhar os objectivos da FIA em relação às energias limpas, com uma audiência maior e mais jovem”.
Para já, apenas o Rio de Janeiro está confirmado como palco de uma das corridas. México terá também um circuito, mas ainda decorrem negociações para os outros destinos automobilísticos.