Ficar dez minutos sem mexer no telemóvel dá um dia de água potável a crianças carenciadas



A nova iniciativa da Unicef, chamada Tap Project, está a pedir a todos os utilizadores de iPhone para deixarem o seu smartphone parado, em cima de uma superfície rígida, durante dez minutos. Se o conseguirem fazer, o desafiado conquista um dia de água potável para uma criança que não tem acesso a este recurso.

A campanha pode parecer artificial, mas a Unicef diz que ela ajudará algumas das 768 milhões de pessoas do mundo, que ainda não possuem acesso a água potável, a garantir este recurso básico.

O smartphone tem de estar ligado no site da campanha e o utilizador deverá carregar no start. A cada dez minutos sem mexer no aparelho, os patrocinadores da Unicef garantem que uma criança terá acesso a água potável.

A cada desafio cumprido, eles comprometem-se a doar a quantia necessária para fornecer água para uma criança necessitada. A ideia é consciencializar as pessoas para o problema da falta do recurso no mundo – e para a importância em economizá-lo – ao tirar destas algo que realmente elas dão importância, o telemóvel – neste caso o iPhone, uma vez que o jogo não funciona com nenhum outro smartphone. É que o site da campanha lê os sensores, precisamente, do iPhone, pelo que se o utilizador mexer nele, ele recebe essa informação.

O recorde do Tap Project é de mais de 275 horas sem mexer no aparelho, o que significa que este utilizador já garantiu um dia de água para 1.650 crianças necessitadas.

Ainda que seja por uma boa causa, este projecto acaba por deixar uma sensação estranha no ar. Não haverá uma forma mais simples – e quiçá menos interesseira – de ajudar quem não tem acesso a água potável?

Foto:  DFAT photo library / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...