Fidelidade adere à Net-Zero Asset Owner Alliance
A Fidelidade aderiu à Net-Zero Asset Owner Alliance (NZAOA), uma iniciativa convocada pelas Nações Unidas, em que os membros se comprometem a descarbonizar as suas carteiras de investimento e a alcançar a meta Net-Zero até 2050, revelou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com esta adesão, a Fidelidade “reforça o seu compromisso enquanto empresa gestora de ativos, em descarbonizar e atingir a meta Net Zero, nas emissões de GEE, até 2050 nas suas carteiras de investimento”.
Com o objetivo de realizar este caminho em conjunto com todos os seus players, a Seguradora compromete-se a reduzir o investimento relacionado com a extração de combustíveis fósseis e produção de carvão para não mais de 5% do total da carteira de investimentos nos próximos 5 anos, assim como em reduzir o investimento relacionado com outras questões ambientais, nomeadamente materiais poluentes, minas ou companhias aéreas e outros, para não mais de 5% do total da carteira de investimentos nos próximos 5 anos.
Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, refere que “na Fidelidade acreditamos que a sustentabilidade está no centro do nosso negócio e na nossa resiliência. Seguindo a nossa Política de Investimento Responsável, na Fidelidade orgulhamo-nos de fazer parte da NZAOA e de podermos demonstrar o nosso compromisso em atingir o Net Zero, integrando critérios ESG no nosso processo de tomada de decisão”.
Convocada pelas Nações Unidas, a Net-Zero Asset Owner Alliance é uma iniciativa liderada por membros de investidores institucionais comprometidos em fazer a transição das suas carteiras de investimento para atingirem a meta Net Zero, nas emissões de GEE, até 2050 – de acordo com um aumento máximo da temperatura de 1,5°C.
Os membros da Aliança representam uma parte significativa do sector financeiro e estão comprometidos em estabelecer objetivos intermédios, que incluem intervalos de redução de CO2 para 2025 (22 – 32%) e para 2030 (40% – 60%).