Filabot: a máquina que recicla plástico para ser utilizado em impressoras 3D
Apesar de existirem cada vez mais opções economicamente atractivas de impressoras 3D, a aquisição do material que as máquinas usam é ainda uma das questões que mais preocupa os utilizadores. Mas esse problema pode agora estar resolvido graças à Filabot.
A Filabot é uma máquina que recicla plástico para ser usado em impressoras 3D. Ela tritura o material, derrete-o e transforma-o num novo filamento, pronto a ser utilizado.
A Filabot é capaz de criar novos filamentos com 3.0 ou 1.75 milímetros de diâmetro, usando quase todo o tipo de plástico que se tem em casa, desde PET e polipropileno a nylon-101.
Segundo os responsáveis pelo produto, com esta solução acabaram-se os desperdícios: ela consegue reciclar peças em 3D mal impressas, partidas ou antigas, tornando a criação do novo protótipo muito menos dispendiosa.
Basta colocar o plástico usado na máquina e ela recupera-o. Uma garrafa de sumo de dois litros (PET), que pesa cerca de 50 gramas, por exemplo, pode desta forma converter-se em cerca de €1,90 (R$ 5,1) de filamentos de impressão.
A máquina foi inventada pelo estudante universitário americano Tyler McNaney. Depois de uma campanha bem-sucedida na Kickstarter, ele prepara-se agora para produzir as 67 primeiras unidades.
Ainda não se sabe quando custará a máquina para o público.