Finerge ergue turbina com a maior capacidade instalada em terra em Portugal
A Finerge, segunda maior produtora de energia renovável em Portugal, acaba de anunciar que adquiriu três parques eólicos, um na zona de Arouca (Alto do Côto) e outros dois em Mação (Serra da Amêndoa e Serra da Lage), sendo que no parque da Serra da Lage vai erguer uma turbina com a maior capacidade instalada em terra em Portugal.
O parque está a ser alvo de uma repotenciação que se completará nos próximos dias, com a capacidade instalada a ser substituída por esta turbina única Vestas V150 de 4,2 MW.
Pedro Norton, CEO da Finerge, afirma: “É mais um passo na prossecução dos nossos objetivos estratégicos e na consolidação da nossa presença em Portugal. Esta turbina de 4.2 MW é uma das maiores instaladas no país e sinaliza o nosso compromisso em recorrer a tecnologia de ponta para contribuir para a obtenção das metas do PNEC, com o menor impacto ambiental possível”.
Em 2020, a empresa continuou a aposta nas energias renováveis em Portugal e Espanha. Em Portugal, adquiriu dez centrais solares (quatro em março e seis em novembro). Em Espanha, comprou sete parques eólicos em dezembro, passando a ser a sexta maior produtora de energia eólica da Península Ibérica.