Uma casa para todas as gerações

O arquitecto finlandês Tuomas Siitonen desenhou uma habitação barata e energeticamente eficiente, que tem a curiosidade de reunir três gerações sob o mesmo tecto em Helsínquia, capital da Finlândia.

A M-M House é revestida em madeira e encontra-se envolvida pela floresta. Nela vive um casal com dois filhos, que a encomendou, e a bisavó das crianças. A casa foi construída na parte inferior de uma encosta de uma rocha de granito, em terras pertencentes aos avós da família. A aldeia tem 100 anos.

Para reforçar a ligação entre os dois edifícios, Siitonen envolveu a casa em torno de um jardim onde existem de macieiras e outro tipo de vegetação comum em toda a aldeia. Por outro lado, o telhado torcido da M-M House também a mergulha na envolvência, para evitar a obstrução da vista.

Os alojamentos da bisavó estão localizados no piso térreo, num pequeno apartamento de fácil acesso. A família vive na maior zona do apartamento, situada no nível superior, onde grandes janelas com vista para as copas das árvores permitem-lhe uma experiência semelhante a uma estadia numa casa de árvore.

De forma a satisfazer os desejos dos clientes para a “sustentabilidade ecológica”, Siitonen envolveu principalmente o interior e o exterior da casa em madeira, refere o inhabitat. O aquecimento do piso e o arrefecimento ajudam também a eliminar a necessidade de radiadores independentes e a reduzir os custos de energia.