Finlândia está a aquecer mais rápido que o resto do mundo
A Finlândia está a aquecer rapidamente, mais rápido do que os cientistas previram e quase ao dobro do que qualquer outro país na Terra. A conclusão é de um novo estudo da University of Eastern Finland e da Finnish Meteorological Society.
Os cientistas verificaram que ao longo dos últimos 166 anos a média das temperaturas mensais no país nórdico aumentou cerca de dois graus Celsius, ao passo que as mesmas temperaturas médias aumentaram apenas 0,8 graus Celsius no resto do mundo.
No geral, os países subárcticos estão a aquecer mais rapidamente que o resto do mundo. “Espera-se que as temperaturas no norte aumentem mais rápido que a média global”, indica Ari Laaksonen, professor na University of Eastern Finland e co-autor do estudo, cita o Inhabitat. “Mas esperava-se uma taxa [de aquecimento] 50% mais rápida, mas as temperaturas na Finlândia estão quase a aumentar a 100%”.
Para determinar a taxa do aquecimento entre 1847 e 2013, os investigadores recorreram uma “série estatística temporal avançada para determinar que alterações na temperatura eram causadas por variações naturais e quais representavam uma tendência a longo-prazo”.
O novo estudo está também em consonância com os dados do Goddard Institute for Space Studies da NASA, onde os cientistas concluíram que os países no Hemisfério do Norte tinham uma um aumento médio da temperatura de 0,93 graus Celsius e que latitudes de 60 graus a norte ou acima tinham um aumento médio da temperatura de 1,8 graus Celsius.
Foto: Paatus / Creative Commons