Finlândia pode receber campus universitário com turbinas eólicas (com FOTOS)



A MenoMenoPiu Architects e a Paolo Venturella revelaram planos para construir um novo campus da Universidade Alvar Aalto, em Helsínquia, na Finlândia. As ideias propostas incluem um ambiente de aprendizagem flexível e eficiente em termos energéticos, que redefine a tipologia clássica de pátio e cria uma série de espaços destinados a actividades privadas e partilhadas. O novo edifício vai permitir o controlo do clima, ao mesmo tempo que os seus telhados vão armazenar as águas da chuva e gerar energia eólica.

Os quatro lados do pátio vão desdobrar-se ao longo do eixo da estrada principal, criando uma praça urbana partilhada por estudantes e outros habitantes da cidade. O pátio enquadra a vista do principal edifício da universidade e estabelece a entrada principal para o complexo.

Diferentes níveis e alturas criam uma paisagem diversificada que amplia o conceito de sobreposição de funções do projecto. Esta abordagem proporciona um espaço fluido que combina tráfego de bicicletas e peões e condensa o efeito de diferentes volumes e materiais.

A estrutura perfurada varia em transparência, fornecendo diferentes áreas com excelente iluminação natural – as superfícies envidraçadas estão concentradas na fachada sudoeste para que possam acumular calor durante o dia. Os telhados têm diferentes alturas e podem ser utilizados como terraços no Verão e áreas de exposição ao ar livre, acrescenta o Inhabitat.

Serão colocadas turbinas eólicas no telhado mais alto, de modo a recolherem a energia necessária às exigências do todo o edifício. Os arquitectos também incorporaram no projecto materiais de alto desempenho, ventilação natural, humidade controlada e energia geotérmica para compensar a pegada de carbono do edifício e o tornar eficiente em termos energéticos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...