Fios de cobre podem substituir baterias dos carros eléctricos ou telemóveis



Investigadores da Universidade da Florida Central, Estados Unidos, descobriram uma forma de transformar fios eléctricos de cobre em condutores e armazenadores de energia, o que lhes permite passarem a ser utilizados para substituir baterias comuns em  carros eléctricos, telemóveis ou veículos espaciais.

No caso dos carros eléctricos e veículos especiais, esta inovação implicaria a não-utilização de baterias pesadas e de alto consumo e, com isso, todo o um novo design de produto. Os carros podem ser mais leves e mais eficientes e utilizar o lugar das baterias para outra qualquer coisa útil, avança o site da universidade. Por seu lado, os veículos espaciais precisariam de menos combustível e os seus lançamentos seriam mais baratos.

O estudo foi publicado na Advanced Materials e na Nature. “É uma ideia interessante,” explicou Jayan Thomas, professor de nanotecnologia, citado pelo Planeta Sustentável. “Quando fizemos as experiências e começámos a falar sobre elas, todos diziam: Pois, nunca pensei nisso.”

Os fios de cobres são apenas o começo. Com o tempo e a evolução da tecnologia, diz Thomas, poderão ser desenvolvidas fibras especiais com nanoestruturas para a condução e armazenamento de energia.

Se forem utilizadas células solares flexíveis junto destas fibras, o resultado pode ser, por exemplo, um casaco que alimentaria telemóveis. “É muito animador. Eu adoro ir para o laboratório e ver o que vamos fazer de seguida. Por vezes não funciona, mas mesmo os fracassos ensinam-nos muitas coisas,” revelou Thomas ao site da universidade.

Foto:  ab9kt / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...