FIPA e APED lançam nova edição de informação ao consumidor sobre rotulagem de alimentos



A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) acabam de lançar a nova edição do “Guia de Informação ao Consumidor”, destinado a todos os operadores da área alimentar.

O “Guia de Informação ao Consumidor” é constituído por um conjunto de orientações práticas sobre as regras de rotulagem dos alimentos, e tem por base o regulamento 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, tendo a sua primeira edição sido lançada em 2013.

Na nova edição é possível esclarecer questões como as menções obrigatórias, a rotulagem nutricional, de origem e de alergénios, através de uma linguagem simples e de exemplos concretos.

Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA, explica “A transparência da comunicação com o consumidor é, cada vez mais, uma aposta de toda a cadeia agroalimentar, sendo uma área que tem vindo ao longo dos anos a ser melhorada. Como tal, a indústria agroalimentar e as empresas do retalho alimentar juntaram-se para desenvolver uma versão atualizada deste guia, que pretende ser uma ferramenta útil para otimizar a aplicação prática dos requisitos e dos procedimentos para a prestação de informação sobre os alimentos”.

“O setor do retalho alimentar, enquanto elo da cadeia alimentar mais próxima do consumidor, conhece bem o quanto a rotulagem alimentar é uma ferramenta fundamental para que os consumidores realizem as escolhas mais adequadas no momento da compra. Neste sentido, a APED e a FIPA, enquanto representantes do setor alimentar do lado da distribuição e da indústria, uniram esforços na revisão deste Guia, com o objetivo de facilitar a informação dos consumidores, tornando assim as suas escolhas mais adequadas às suas necessidades e preferências, melhorando deste modo a sua tomada de decisão e conveniência”, esclarece Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED.



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