Novo sistema inteligente e sustentável deteta incêndios florestais em segundos



O Fire Detection é um novo sistema que através da Inteligência Artificial e da Internet das coisas (IoT) consegue detetar incêndios florestais precocemente. O projeto foi desenvolvido em conjunto pela UFD, o distribuidor de eletricidade do grupo Naturgy, e pela Minsait, uma empresa Indra.

A Fire Detection é uma solução inteligente, baseada na plataforma Onesait Phygital Edge da Minsait, que utiliza como postos de vigilância as torres e as linhas elétricas. Esta configuração permite uma monitorização de 360º da zona florestal para detetar possíveis incêndios em segundos, mesmo em áreas de difícil acesso. O sistema analisa e extrai informação em tempo real das imagens obtidas a partir das câmaras, e transmite um alerta para o centro de controlo com a identificação da câmara, a orientação em que foi tirada, a imagem e a área de deteção realçada.

O dispositivo funciona através da energia solar, armazenando-a para garantir um funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Além disso, dispõe de um software de controlo que permite ao sistema entrar em modo de suspensão após cada operação para minimizar a utilização de energia. Os sensores IoT ajudam a reduzir “falsos positivos” e a otimizar os recursos energéticos armazenados, medindo a temperatura, a humidade e a pressão atmosférica, para evitar a captação de imagens em condições meteorológicas incompatíveis com o risco de incêndio e melhorar a sua captação quando existe um risco elevado do mesmo.

O Fire Detection foi agora vencedor na categoria “Predictive Maintenance” da 9ª edição dos Prémios enerTIC, um concurso organizado pela Plataforma enerTIC que pretende identificar, premiar e divulgar casos de sucesso e as boas práticas inovadoras que servem como referência no campo da digitalização, da eficiência energética e da sustentabilidade.

Fire Detection


Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.