Floração das cerejeiras no Japão realizou-se mais cedo este ano
Todos os anos, aproximadamente durante duas semanas, os japoneses recebem a primavera com a celebração da floração das cerejeiras, também conhecidas por “Sakura”. Sendo um evento memorável em todo o país, vários estrangeiros aproveitam esta altura também para visitar o Japão.
Devido ao clima estar mais quente este ano, as cerejeiras começaram a abrir mais cedo do que o habitual. As primeiras flores abriram em Hiroshima, a 11 de março, seguindo posteriormente outras cidades como Fukuoka (12 de março), Tóquio (14 de março) e Quioto (16 de março). O pico da floração nestas cidades está a ocorrer em média desde o dia 20, e prevê-se que termine no dia 1 de abril.
Os cientistas apontam as alterações climáticas como principal causa para esta mudança, que já começa a quebrar recordes desde o ano 812. “Em Quioto, os registos da época das celebrações dos festivais da flor de cerejeira que remontam ao século 9 reconstroem o clima do passado e demonstram o aumento da temperatura local associado ao aquecimento global e à urbanização”, explica a BBC, através de um artigo científico.
Pode acompanhar o decorrer deste acontecimento e ficar a saber as melhores datas para assistir ao mesmo aqui.