Floresta petrificada no Peru revela segredos sobre a América do Sul

Nas colinas ao redor da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul.

Quando uma equipa de cientistas visitou essas árvores petrificadas pela primeira vez, há mais de 20 anos, não se sabia muito sobre sua idade ou como foram preservadas. Começaram a datar as rochas e a estudar os processos vulcânicos que preservaram os fósseis. A partir daí, iniciaram a reconstrução da história da floresta, a partir do dia em que há 39 milhões de anos um vulcão entrou em erupção no norte do Peru.

A cinza choveu na floresta naquele dia, arrancando as folhas das árvores. De seguida, as árvores caíram e foram levadas como troncos num rio pela lava para a área onde foram enterrados e preservados. Milhões de anos depois, as rochas foram expostas às forças da erosão, e as madeiras e folhas fósseis viram novamente a luz do dia.

Esta floresta petrificada, El Bosque Perificado Piedra Chamana, é a primeira floresta fóssil dos trópicos da América do Sul a ser estudada em detalhe. Está a ajudar os paleontólogos a compreender a história das florestas deste Continente.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...