Florestas cobrem 31% da superfície do Planeta (com GRÁFICO)
As florestas (ainda) cobrem 31% da superfície da Terra, no total de 4 mil milhões de hectares, de acordo com dados da FAO trabalhados pelo Earth Policy Institute. Esta percentagem tem vindo a decrescer desde a era pré-industrial, onde esta cobertura atingia os 5,9 mil milhões de hectares.
Segundo os dados, a desflorestação atingiu o seu pico nos anos 90, quando o planeta perdeu, em média, 16 milhões de hectares de florestas por ano. Ainda assim, a área florestal expandiu-se para outros lugares, levando a que a perda líquida das florestas fosse de 8,3 milhões de hectares por ano.
Nos primeiros dez anos do novo século, a taxa de desflorestação foi menor, mais ainda assim são destruídos, anualmente, 13 milhões de hectares por ano. Tendo em conta as árvores plantadas e destruídas, entre 2000 e 2010 as florestas perderam 5,2 milhões de hectares por ano.
As florestas plantadas representam hoje 4,9 milhões de hectares por ano, contra 3,7 milhões de hectares nos anos 90, pelo que cobrem agora 264 milhões de hectares – quase 7% de toda a área de florestas.
Segundo o Earth Policy Institute, estas plantações podem produzir cerca de 1,2 mil milhões de metros cúbicos de madeira industrial por ano.
Segundo o instituto, as árvores existentes têm cada vez menos qualidade, uma vez que a substituição de florestas naturais e antigas pela monocultura de uma espécie exótica reduz em muito a biodiversidade.
Veja um gráfico com a cobertura das florestas entre 1990, 2000 e 2010 – e as respectivas regiões.