Florestas tropicais estão a ser invadidas por rãs que matam com um simples toque (com FOTOS)

A biodiversidade das Honduras

São mais pequenas que uma moeda de 20 cêntimos e parecem inofensivas. Porém, uma pequena quantidade de veneno das rãs da família dos dendrobatídeos, adquirida por exemplo através de um simples toque, pode ser fatal.

Esta espécie de pequenas rãs é nativa do Parque Natural de Pico Bonito, nas Honduras, e mede apenas dois centímetros. Porém, ela possui uma pele extremamente tóxica que se pode revelar fatal para um humano. As pequenas criaturas segregam uma neurotoxina que bloqueia as contracções musculares, levando à paralisação dos membros que pode causar ataques cardíacos e insuficiência respiratória.

Apesar do risco que estes pequenos seres representam, estes animais continuam a ser fascinantes aos olhos dos biólogos que os estudam. Simon Pierce, biólogo marinho e fotógrafo de vida selvagem, é um dos cientistas que ficou fascinado quando se cruzou com estes anfíbios no parque de Pico Bonito.

“Fiquei absolutamente fascinado com a pequenez destas rãs. Aproveitei uma pequena aberta da chuva e fui passear para um dos trilhos do parque e parei para fotografar uma cascata”, conta Pierce ao Daily Mail. “Inicialmente pensei que era uma espécie qualquer de formigas, até observar mais de perto as margens do ribeiro e verificar que estavam infestadas destas minúsculas criaturas. Tinha uma moeda de 50 pence na mala e resolvi utilizá-la para mostrar o quão pequenos os animais são”, conta o biólogo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php