Fogão a lenha carrega os gadgets enquanto cozinha (com FOTOS)



O BioLite CampStove converte a energia térmica do fogo em electricidade que pode ser usada para carregar aparelhos electrónicos móveis. O fogão portátil é fácil de usar e fornece a quantidade de energia suficiente para que possa fazer uma ou outra chamada no meio do bosque.

O dispositivo é extremamente fácil de usar. Depois de anexar o módulo de alimentação à câmara principal, basta enchê-lo com feno ou caruma e acendê-lo. A seguir, pressiona o botão de ignição para activar um ventilador, que faz atear o fogo. O ventilador tem duas configurações, baixa e alta – assim que o fogo começa a surgir, tem de seleccionar a opção mais alta e encher a câmara com pequenos ramos.

Quando o fogo fica quente o suficiente, uma barra de luz por cima da entrada USB acende-se de verde – é sinal de que já pode ligar o smartphone ou qualquer outro gadget. Isto é possível porque o módulo de alimentação contém um elemento termoeléctrico que converte o calor em energia, sendo que a capacidade de carregamento depende da temperatura do fogo.

Numa experiência feita pelo Inhabitat, o fogão foi capaz de ferver quase dois litros de água em cerca de 10 minutos – adicionando dois pontos percentuais à bateria de um smartphone. Não é obviamente o suficiente para navegar na internet ou fazer longas chamadas, mas com um uso mais demorado do fogão em situações de campismo, por exemplo, é o bastante para chamadas rápidas ou de emergência.

Cozinhar num fogão a lenha é um pouco diferente de cozinhar num fogão tradicional – prepare-se para haver mais fumo e a comida ficar um pouco mais escura do que ficaria com o uso de carvão.

O BioLite CampStove não exige qualquer tipo de combustível, desde que haja madeira no local a usá-lo. Para além de acampamentos, pode ser útil em situações de falha de energia ou de gás ou até em desastres naturais. Custa cerca de €160 (R$ 449).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...