Fogos descontrolados na Califórnia já mataram 45 pessoas



As mudanças climáticas começam a fazer-se notar de forma dramática em algumas zonas do globo. A Califórnia tem sido exemplo disso mesmo, com fogos florestais descontrolados que já mataram pelo menos 45 pessoas e obrigaram 150 mil a fugir de suas casas, incluindo celebridades.

Os números dos incêndios são impressionantes: mais de sete mil edifícios destruídos, quase 400km quadrados de incêndios ativos, com apenas cerca de 20% controlados. São os fogos mais destruidores da Califórnia, exacerbados por mudanças climáticas que estão a atingir aquele Estado dos EUA de forma severa, nomeadamente sob forma de secas que duram há vários anos.

A propósito deste desastre, o presidente norte-americano Donald Trump começou por twittar que a culpa era dos Californianos, por não saberem gerir as suas florestas e gastarem mal o dinheiro federal. Como resposta às acusações de Trump,  Martin MacDonal, professor de geografia na UCLA, e que foi uma das pessoas forçadas a fugir de sua casa na Califórnia do Sul, respondeu que Malibu, uma conhecida cidade costeira, não é uma floresta.

Por sua vez, o Governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que os comentários de Trump eram ineptos e desinformados. “O nosso foco é nos Californianos que foram afetados por estes incêndios e nos profissionais e bombeiros que trabalham 24 horas por dia para salvar vidas e propriedades.”

 

Menos chuva, mais calor e mais incêndios descontrolados

A Califórnia sofreu uma das piores secas de que há registo entre 2011 e 2017, altura em que o Estado viu as suas reservas de água diminuir de forma drástica. Este ano, a pouca chuva voltou a colocar a Califórnia em alerta de seca moderada a severa, o que ajudou a espalhar os incêndios descontrolados dos últimos dias. E apesar de os incêndios florestais serem eventos comuns naquela zona dos Estados Unidos, as mudanças climáticas têm piorado o fenómeno: há mais períodos de calor prolongado, menos chuva e mais probabilidade de incêndios de grandes dimensões.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...