Foldex: estes gatos muito curiosos apaixonam-se pelos seus cuidadores

O gato Foldex surgiu recentemente, em 1992, no Canadá, fruto do acasalamento entre animais de raça Scottish Fold e Exotic Shorthair.

A combinação do material genético resultou num gato caracterizado pela aparência robusta,  boa musculatura e pelo tamanho mediano. Por outro lado, é popular pelas suas orelhas dobradas e de pequenas dimensões.

Esta raça apresenta uma cabeça redonda, com um tamanho médio. As suas bochechas são recheadas e o nariz é curto. Os olhos do gato Foldex assemelham-se a círculos perfeitos e vivazes, que podem apresentar diversas cores.

Este tipo de gato, geralmente tem pelagem abundante, curta e suave. Contudo também é possível encontrar alguns exemplares com pelo longo ou intermédio. A cor deste pode variar, não existindo nenhum padrão definido.

Como já foi referido, as orelhas são um elemento caracterizador desta raça. Estas apresentam-se recolhidas e têm um tamanho pequeno. Os bebés Foldex nascem com as orelhas erguidas e o seu aspeto só mudará, quando as crias atingirem um mês de vida.

Os gatos desta raça têm um caracter peculiar. Por um lado, são muito curiosos, mais ainda do que outros tipos de gatos. Contudo, através das suas ações, revelam muita inteligência, astucia e até amabilidade. Neste sentido são considerados animais sociáveis, brincalhões e com fortes ligações afetivas com o seu dono.

Não é aconselhado o cruzamento entre gatos puros de raça Foldex, devido à grande probabilidade de ocorrer malformações.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...