Ford e Schneider Electric unem-se para trabalhar mobilidade eléctrica
A Ford e a Schneider Electric uniram esforços para disponibilizar uma solução de carregamento de veículos eléctricos para particulares e empresas, um projecto válido para toda a Europa. A parceria vai oferecer a todos os utilizadores de veículos eléctricos e automóveis híbridos eléctricos plug-in uma “solução de carregamento válido, seguro, fiável e prático”, afirmaram as empresas em comunicado.
Com uma garantia de cinco anos, esta solução residencial e profissional será “simples, eficiente e ecológica”, com um apoio técnico com o idioma de cada região.
A estação de carregamento eléctrica EVLINK, da Schneider Electric, oferecerá uma solução prática aos utilizadores de todos os mercados europeus onde o Ford BEVs e PHEVs se encontram à venda.
O EVLINK foi submetido a testes rigorosos para que cumpra, quer as normas de segurança europeia, quer as da Ford, e estará disponível com uma instalação padrão opcional.
Através deste sistema, os carregadores de veículos eléctricos irão, eventualmente, ter a capacidade de identificar e seleccionar as energias renováveis disponíveis na rede. Ao interagirem com carregadores e plugs inteligentes, os plug-in EV tornam-se a base do conceito do “veículo para a rede”.
Neste tipo de sistemas, os automóveis podem fornecer uma fonte de energia alternativa, injectando electricidade dentro da rede durante os diversos picos de consumo ou situações de emergência decorrentes do mau tempo, cabos partidos, ou quaisquer outros eventos inesperados.
A Ford irá lançar brevemente o Focus Electric, um veículo com uma autonomia de 162 quilómetros e níveis de eficiência energética na ordem dos 15.9 kWh/100 km, na Europa. Segundo o comunicado, a marca norte-americana irá disponibilizar aos utilizadores do Ford Focus Electric a opção de carregamento com energia renovável certificada.