Ford revela Mustang Mach-E, um elétrico com 1400 cavalos de potência
O Mustang Mach-E 1400 é o resultado de 10.000 horas de colaboração da Ford Performance e da RTR com o objetivo de preencher a lacuna entre o que um veículo elétrico pode fazer e o que os clientes acreditam que ele pode fazer.
O Mach-E 1400 é um carro único, criado para mostrar o potencial dos veículos totalmente elétricos, disse Mark Rushbrook, chefe da Ford Performance Motorsports.
O Mach-E 1400 é baseado no Mach-E SUV da Mustang, que a Ford começará a vender no próximo ano. O SUV Mach-E GT terá 459 cavalos de potência a partir de dois motores elétricos.
A Ford não pretende vender este exemplo. A empresa diz que este veículo foi construído para explorar os limites da tecnologia de veículos elétricos – e, claramente, para mostrá-lo ao público.
Seguindo o ritmo do Mustang Cobra Jet 1400 de 1.400 cavalos de potência (1.419 cv), este Mustang Mach-E único, com os seus sete motores elétricos e alta força de tração, está pronto para qualquer pista.
Desenvolvido em colaboração com a RTR e construído com uma carroceria do Mustang Mach-E GT, o protótipo tem como alvo 1400 cavalos de potência (1.419 cv).
“Agora é o momento perfeito para aproveitar a tecnologia elétrica, aprender com ela e aplicá-la ao nosso portfólio”, disse Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa Mustang Mach-E. “O Mustang Mach-E será divertido de conduzir, como todos os outros Mustang anteriores, mas o Mustang Mach-E 1400 é completamente insano, graças aos esforços da Ford Performance e da RTR.”
O Mustang Mach-E 1400 é o resultado de 10.000 horas de colaboração da Ford Performance e da RTR com o objetivo de preencher a lacuna entre o que um veículo elétrico pode fazer e o que os clientes acreditam que ele pode fazer.
“Ficar ao volante deste carro mudou completamente a minha perspectiva sobre o que pode ser a potência e o torque”, disse Vaughn Gittin Jr., fundador da RTR Vehicles, campeão do automobilismo.
O Mustang Mach-E 1400 possui sete motores – cinco a mais do que o Mustang Mach-E GT. Três são acoplados ao diferencial dianteiro e quatro são acoplados à traseira no estilo panqueca, com um único eixo de transmissão conectando-os aos diferenciais, que têm uma enorme variedade de ajustabilidade para configurar o carro para tudo, desde drifting até corridas de pista de alta velocidade .
“O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos pelos sete motores”, disse Mark Rushbrook. “O Mustang Mach-E 1400 é uma vitrine da arte do possível com um veículo elétrico.”
O Mustang Mach-E 1400, que deve estrear numa corrida da NASCAR em breve, serve como banco de ensaio para novos materiais. O capô é feito de fibras orgânicas compostas, uma alternativa leve à fibra de carbono que compreende o restante do veículo.
A Ford está a investir mais de 11 mil milhões de dólares em veículos elétricos em todo o mundo, com o primeiro veículo global, o Mustang Mach-E, disponível para encomenda. Os primeiros modelos totalmente elétricos do Mustang Mach-E para clientes na Europa chegarão a partir do início do próximo ano.