Formiga venenosa com mandibulas gigantes está a invadir os Estados Unidos



Uma espécie de formiga com mandíbulas gigantes e um ferrão venenoso está a invadir silenciosamente o sul dos Estados Unidos, sem que ninguém tenha dado conta do crescimento das populações nas últimas décadas. Esta formiga utiliza o ferrão venenoso e as grandes mandíbulas, que conseguem abrir 180 graus, para se defender mas também para se impulsionar no ar.

Apenas agora, através de uma nova investigação, é que os cientistas deram conta do crescimento da população destes animais. “O facto de esta espécie estar a espalhar-se é interessante, em parte, porque estas formigas gigantes têm aumentado o seu território sem que ninguém tenha dado por isso”, indica Magdalena Sorger, da Universidade Estatal da Carolina do Norte e co-autora do estudo, cita o Daily Mail.

“Sabemos muito pouco sobre estas formigas, incluindo a forma como interagem com as espécies nativas de formigas das áreas que estão a invadir”, revela a cientista. Actualmente, existem quatro espécies nativas de formigas com mandíbulas nos Estados Unidos. Contudo, esta nova espécie – que é nativa da América do Sul – é mais agressiva que as formigas nativas. As formigas invasoras foram identificadas pela primeira vez no Alabama em 1956.

Os investigadores descobriram agora que a espécie invasora se espalhou ao longo da Costa do Golfo, pelo menos até Pensacola, na Flórida. A investigação revelou ainda que outras espécies de formigas nativas com mandíbulas também estão a alargar o seu território. Porém, os cientistas ainda não identificaram as causas de tal progressão territorial.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...