Foto de fungo de poros cor de laranja ganha concurso de fotografia da BMC Ecology and Evolution
Uma imagem impressionante de um fungo de poros alaranjados (Favolaschia calocera), que destaca as potenciais ameaças que a espécie invasora pode representar para os ecossistemas australianos, ganhou o terceiro concurso de fotografia da BMC Ecology and Evolution, avança a Universidade de Macquarie em comunicado divulgado no site “Scimex”.
Segundo a mesma fonte, o concurso, que vai já na terceira edição, “mostra a maravilha do mundo natural – tanto do passado como do presente – e celebra aqueles que trabalham para o compreender”.
A fotografia vencedora retrata corpos de frutificação cor de laranja brilhantes que crescem em madeira morta na floresta tropical australiana e foi tirada por Cornelia Sattler da Universidade de Macquarie, na Austrália.
O fungo do poro laranja foi observado pela primeira vez em Madagáscar, mas encontra-se agora em todo o mundo.
Investigações anteriores referiram que as espécies invasoras, como o coelho europeu, o fungo responsável pelo apodrecimento das raízes e os porcos selvagens, ameaçam 82% das espécies australianas em risco de extinção. Por conseguinte, a Austrália “tem regras particularmente rigorosas sobre a entrada de plantas, animais e matéria orgânica no país”.
“Apesar da sua aparência inocente e bonita, o fungo de poros cor de laranja é uma espécie invasora que desloca outros fungos e está a espalhar-se pela floresta tropical australiana. É importante monitorizar de perto este fungo, cujos esporos são frequentemente transportados por seres humanos, a fim de salvaguardar a biodiversidade da Austrália”, afirmou Cornelia Sattler.
Já Luke Jacobus, membro sénior do Conselho Editorial, sublinhou que “esta fotografia capta a essência do estudo ecológico. Apresenta imagens nítidas e uma boa narrativa e convida-nos a ser curiosos sobre o nosso mundo dinâmico.”
Para além da imagem vencedora, o júri também selecionou os vencedores e os segundos classificados em quatro categorias: Investigação em ação, Proteção do nosso planeta, Plantas e fungos e Paleoecologia. Todas as imagens estão disponíveis no site de imprensa da Springer Nature.