Fotografia capta elefante a despedir-se de companheiro morto (com FOTO)
Esta incrível imagem retrata o momento em que um elefante se despede de um companheiro morto. John Chaney, de 63 anos, fazia um safari no Botswana com a esposa quando se depararam com a carcaça do animal, rodeada por abutres e hienas.
Enquanto o guia do safari chamava os guardas do parque para que viessem remover os chifres do animal, de modo a não atraírem caçadores furtivos, um outro elefante aproximou-se do corpo. Era uma fêmea, que afugentou os animais em torno do cadáver, e de seguida, num gesto tocante, enrolou a sua tromba a um dos chifres do elefante morto. O grupo em passeio foi levado às lágrimas, quando a fêmea montou vigília ao corpo durante horas.
Chaney, que captou a imagem, disse nunca ter presenciado nada semelhante, em todos os anos que tem visitado África. “Estávamos a conduzir, quando o guarda do parque explicou que um elefante tinha migrado para longe do seu grupo para morrer. Isso é típico em elefantes quando ficam muito velhos”, acrescentou.
O elefante em questão não era visto há vários dias, até que o grupo se deparou com esta carcaça – que devia estar nessa condição há dois ou três dias. Havia cerca de 20 abutres e 10 hienas de volta do corpo.
O grupo de turistas continuou a sua viagem pelo parque, antes de regressar ao local onde a carcaça do animal tinha sido vista várias horas antes. Para seu espanto, a fêmea permanecia exactamente na mesma posição, a tocar no companheiro.
Apesar de o comportamento deste espécime ser invulgar, os elefantes são conhecidos por prestarem homenagens aos seus mortos. Chaney revelou que a emoção dos animais selvagens em África é um dos motivos que o tem levado a visitar a região a cada dois ou três anos. “Vê-se muitas das emoções humanas nos magníficos animais de África.”
A fotografia em questão, captada em 2007, foi desclassificada do concurso fotográfico National Geographic Traveler 2012, devido à data em que foi tirada, mas recebeu uma distinção especial.