Fotografia tirada por astronauta revela os resultados da prospeção de ouro na Amazónia
Foi na véspera de Natal que um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS) da NASA tirou uma fotografia onde é possível ver os resultados da prospecção de ouro na região de Madre de Dios, no Peru, onde fica parte da Amazónia.
Com o rio Inambari do lado esquerdo, uma parte da floresta tropical intacta no meio e os poços do lado direito. A região bastante conhecida pela mineração de ouro, ainda que grande parte tenha sido ilegal. Depois da perfuração dos poços, estes são deixados ao abandono, criando zonas de grandes poças cobertas de água e lama. Foram deixados para trás longos quilómetros de destruição em massa, outrora habitats repletos de biodiversidade.
Um estudo da Duke University, no Estado da Carolina do Norte, refere que entre 2003 e 2009 a desflorestação na região teve um aumento seis vezes superior. Isto levou à destruição de mais de 6 mil hectares de floresta tropical primária, um número que segundo os especialistas se previa que continuasse a aumentar. Além deste problema, também a poluição por mercúrio devido ao processo de extração do ouro é uma consequência apontada pelos ambientalistas.
Em fevereiro de 2019 o Governo Peruano agiu com a “Operación Mercurio”, uma ação para combater a mineração ilegal em La Pampa, na região de Madre de Dios. Após esta intervenção a desflorestação reduziu em 92%, e estas áreas passaram a estar guardadas por militares. De momento o Governo Peruano está também a desenvolver um projeto piloto para restaurar a Reserva Nacional Tambopata.