Fotógrafo canadiano persegue tempestades para alertar para as alterações climáticas

As alterações climáticas não vão desaparecer

Quando a fotógrafa canadiana Anna Tenne disse ao seu namorado, o também fotógrafo Benjamim Von Wong, que deveriam fazer uma série de fotos criativas durante as tempestades, Benjamim não achou grande ideia. A insistência acabou por convencer Ben, que deixou a Ontário natal e viajou por sete estados norte-americanos à procura de tempestades.

Antes de viajar, porém, o fotógrafo de 29 anos pediu conselhos a Kelly DeLay, que há sete anos percorre a América do Norte à procura de extremos climáticos e ambientais. Kelly explicou-lhe que teriam apenas entre 10 a 15 minutos para montar toda a parafernália de objectos e fotografar, antes que a tempestade ficasse perigosa.

Na verdade, segundo explica o Daily Mail, Kelly ficou tão entusiasmada com o projecto que acabou por viajar com o casal canadiano, assim como outros amigos que se voluntariaram como modelos.

Fotógrafos e modelos viajaram numa antiga ambulância, reconstruída como auto-caravana por um fã de Ben, Ryan Zimmerman, e percorreram estados como o Colorado, Wyoming ou Dakota do Sul, à procura de tempestades e outros extremos climáticos. Quando ela estava perto, cada um dos modelos voluntários saiam da ambulância com alguns objectos – um sofá ou uma sanita, por exemplo – pousava numa tarefa mundana enquanto apanhava com água da chuva.

Esta justaposição de cenários pretende demonstrar que, embora continuemos com as nossas vidas normais – passamos a ferro, jogamos playstation, trabalhamos, vamos à casa de banho –, as alterações climáticas continuam a piorar.

De volta ao Canadá, Ben reconverteu cada uma das fotos finais em anúncios de serviço público – que poderiam facilmente serem utilizados por qualquer Governo ou entidade governamental ou ambiental para alertar para o combate às alterações climáticas. Mesmo que não o seja, a mensagem vai certamente espalhar-se pelas redes sociais e sites informativos e de entretenimento. Como o nosso.

Deixar uma resposta

Patrocinadores