França: a árvore mais velha do País alberga duas capelas (com FOTOS)
A árvore mais velha de França terá entre 800 a 1200 anos e já sobreviveu a um incêndio, no final do século XVII. Tudo isto não deixa de ser normal, tendo em conta a habitual longevidade das árvores e apesar de séculos de ventos fortes, tempestades e violentas guerras.
O que é menos normal é o facto de este carvalho, situado na pequena vila de Allouville-Bellefosse, albergar duas capelas: a Dame de la Paix e a Chambre de l’Ermite.
Segundo o Kuriositas, a origem das capelas está no incêndio ao qual esta árvore sobreviveu. Este facto invulgar foi interpretado pelos habitantes de Allouville-Bellefosse como um evento sagrado, pelo que o padre à altura do acontecimento acabou por ordenar que a árvore fosse transformada em igreja.
A igreja continuou a crescer durante os vários reinados franceses, e sobreviveu à Guerra dos Cem Anos, entre a França e o Reino Unido, à peste negra, às reformas, à Revolução Francesa e a duas guerras mundiais.
Apesar de tudo, a velhice começa já a atacar a árvore, que tem já apoios internos e externos mas continua a ser um local de orações, como pode ver nas fotografias seguintes. Ah, e continua a receber milhares de peregrinos por ano, o que não é despiciendo.