França adota plano de 20 milhões para incentivar o uso de bicicleta
Com o período de lockdown a chegar ao fim em muitos países, os Governos estão a tomar medidas que impulsionem o desenvolver da economia e ao mesmo tempo sejam mais amigas do ambiente. A França vai recomeçar gradualmente a atividade no país a partir de 11 de maio.
O Ministério da Ecologia (Ministère de la transition écologique et solidaire) lançou um plano de 20 milhões de euros para incentivar o uso de bicicleta no país. Em parceria com a Federação FUB, inclui um plano de cinquenta euros para possíveis reparos que uma bicicleta precise, numa rede específica de trabalhadores que se encontra listada no site.
A ministra Elisabeth Borne afirmou ao Le Parisien “Queremos que este período dê um passo à frente na cultura do ciclismo e que a bicicleta seja a pequena rainha do desconfinamento“.
O objetivo é que se crie uma alternativa mais ecológica, que não propicie o aumento dos níveis de poluição do ar (que reduziram bastante durante esta fase) e que contribua para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. O Ministério refere que mais de 50% das deslocações no país são, por norma, inferiores a 5 quilómetros.
O plano passa também pela criação de mais ciclovias e de estacionamentos para as bicicletas, sendo que o país já planeava triplicar a taxa de deslocamentos diários em duas rodas de 3% para 9% até 2024.