França e Suíça tornaram o abate de lobos mais fácil

Os Governos de França e da Suíça alteraram recentemente as suas legislações para facilitar o abate de lobos. As alterações permitem que um maior número destes animais possa ser abatido por ano e passa a ser mais fácil autorizar os abates em acaso de danos para as explorações de gado.

Em França, as alterações foram aprovadas pela ministra da Ecologia, Ségolène Roya, e pelo ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll. Isto apesar de uma consulta pública maioritariamente contrária a estas alterações e de uma petição lançada pelas organizações de defesa dos animais, que recolheu 67.000 assinaturas a favor da convivência entre lobos, pastores e criadores de gado, escreve o Le Monde.

Com a alteração à legislação passa a ser possível abater, no período 2015-2016, até 36 lobos em França. Antes da alteração apenas era possível abater até 24 animais. Estima-se que a população de lobos em França seja de 282 animais em 2015, contra os 301 de 2014.

Na Suíça, as alterações à lei foram promulgadas pelo Conselho Federal. Actualmente, o país tem entre dez a 15 lobos solitários e uma alcateia de oito a dez animais no maciço da Calanda. “O lobo vai continuar a espalhar-se pelo país e novas alcateias vão formar-se. A presença do lobo não deixará de suscitar novas polémicas”, justifica o Conselho, em comunicado.

A partir de agora, na Suíça, o abate de lobos em caso de danos passa a ser autorizado no âmbito da lei de caça e não no âmbito do plano de gestão do lobo. Adicionalmente, com o aval do Gabinete Federal do Ambiente, qualquer cantão suíço pode regular o número de lobos se, pelo menos, 15 animais de gado forem mortos no espaço de quatro meses em território de uma alcateia com crias. Fica também autorizado o abate de lobos jovens que se aproximem demasiado das zonas habitadas e se mostrem agressivos.

Apesar das alterações às legislações dos dois países, o lobo continua a ser uma espécie protegida.

Foto: A.J. Haverkamp / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...