França: escritório eficiente inspirado em armazéns de sal (com FOTOS)



O Atelier Arcau baseou-se na arquitectura tradicional de Pornic, em França, para projectar o edifício do poder local inspirado nos armazéns de sal da região. O Salorge é composto por dois longos volumes lineares revestidos a madeira, que protege os espaços interiores do sobreaquecimento. As estruturas de madeira e cimento minimizam o consumo de energia, ao mesmo tempo que têm um misto de modernos e tradicionais.

Os representantes de Pornic County queriam uma sede que perpetuasse a tradição arquitectónica da região – como os telhados triangulares. A estrutura, localizada num parque empresarial, está rodeada por um hospital, posto da polícia e escritórios. O Atelier Arcau criou então, a pensar na integração com o contexto, um design que é decididamente moderno e projectado para o futuro, mas que mantém traços tradicionais.

Pegando na aposta dos armazéns de sal na costa atlântica, o projecto é composto por dois volumes revestidos a madeira. A madeira permite o acesso a luz natural, ao mesmo tempo que protege os interiores do calor. O cimento espesso e os isoladores garantem ainda mais protecção às divisões e ajudam a minimizar as perdas de energia.

De acordo com o Inhabitat, o projecto foi concluído em 2012 e recebeu o rótulo BBC enquanto edifício com baixo consumo de energia. Foi também premiado com o primeiro lugar no World Architecture Festival 2012, na categoria Civic and Commnity.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...