França recebe escola que une as crianças à natureza
A Tectoniques Architects concluiu recentemente o seu mais recente projecto – uma creche e escola primária coberta por um imenso e ondulado telhado verde. Localizada em Rillieux-la-Pape, França, a Escola Paul Chevallier oferece um espaço estimulante para as crianças crescerem enquanto estabelecem uma ligação directa com a natureza.
A escola ocupa um quarteirão inteiro perto da centro da cidade. A escola primária foi construída em forma de V, com um pátio protegido no meio, enquanto a creche tem um jardim protegido no centro.
As estruturas são feitas quase inteiramente de madeira e produtos fabricados com madeira, incluindo o poço do elevador. Têm ainda amplas janelas que permitem a entrada de luz natural em todas as salas.
O local escolhido para a edificação é inclinado, pelo que as estruturas ficam encaixadas na paisagem. A somar a isso, estão os telhados verdes repletos de flores silvestres. Os beirais protegem o interior do brilho directo do sol e do sobreaquecimento.
A natureza foi um dos principais temas para o projecto – premeia todo o complexo e as crianças, que nem que seja através das largas janelas se sentem cercadas por ela.
Segundo o Inhabitat, será construído em 2014 também um ginásio, ao lado das escolas, que funcionará como edifício comunitário.