França: refúgio para alpinistas é o edifício mais sustentável em altitude do mundo (com FOTOS)
O Refuge du Goûter, refúgio para alpinistas a maior altitude da França, acabou de ser certificado pela sua qualidade ambiental. Localizado a 3.800 metros de altura, o Refuge du Goûter reabriu as portas para receber os alpinistas de todo o mundo e já é o mais amigo do ambiente de todo o mundo, devido a soluções de eficiência energética desenvolvidas pela Schneider Electric.
Estas soluções adaptam-se às condições extremas a que está exposto o refúgio – em pleno Monte Branco – e permitem gerir todos os recursos e energia consumidos pela infra-estrutura, desde gestão de electricidade e aquecimento até à monitorização do consumo eléctrico em tempo real.
“Devido às condições extremas em que foi desenvolvido e a que está sujeito – ventos violentos, temperaturas baixas, localização isolada – o refúgio foi um verdadeiro desafio tecnológico e humano”, explicou o presidente da Schneider Electric França, Luc Rémont.
O refúgio pode albergar até 120 pessoas e foi construído a partir de uma estrutura de madeira e de aço inoxidável, sendo energeticamente auto-suficiente. O refúgio utiliza painéis solares, geradores de biomassa e bateria para armazenamento de energia.
Apesar da sua localização, altitude e natureza da própria construção, este projeto conseguiu criar um edifício eficiente e com reduzida pegada ambiental.
[nggallery id=982 template=greensavers]