França suspendeu produção de foie gras por três meses
Até meados de Agosto, os agricultores franceses estão proibidos de abater patos e gansos e, por isso, não haverá produção de foie gras, de acordo com a TSF. No entanto, caro leitor, esta suspensão da produção de foie gras tem como pano de fundo outras razões que não aquela há muito esperada, ligada à crueldade contra os animais.
É que foi encontrada uma variante do vírus H5N1 num frango da região de Dordogne, no final de 2015, que obrigou a medidas extremas – esta variante é considerada muito resistente. Na verdade, o vírus não se limita a matar os animais, já que infecta os humanos que estiverem em contacto.
A França é o maior produtor de foie gras do mundo, com 75% das vendas globais. Ao protesto dos produtores, o Governo daquele francês já respondeu com a garantia de indemnizações.
Para os consumidores, os três meses de suspensão significam menos 9 milhões de animais abatidos, o que poderá levar a escassez do produto e à subida muito significativa dos preços. Pode também representar uma boa altura para deixarem, de vez, de comer foie gras.
Foto: AlejandroVN / Creative Commons