França: telhados de novos edifícios comerciais vão ter de ser revestidos por plantas ou painéis solares

A França acabou de aprovar uma nova lei que dita que os telhados de todos os novos espaços comerciais vão ter de ser revestidos parcialmente por plantas ou na totalidade por painéis solares.

Ao reduzir as amplitudes térmicas do ar interior, no caso das plantas, ou ao produzir energia eléctrica, no caso dos painéis, estas coberturas vão permitir reduzir o consumo de electricidade nos edifícios e ajudar assim a estabilizar a rede eléctrica francesa e a impulsionar a implementação da energia solar no país, que nos últimos anos tem sido ultrapassado por outras nações europeias na corrida às renováveis.

A lei foi proposta por grupos ambientalistas e na sua versão original era bem mais ambiciosa, escreve o Inhabitat. A proposta inicial previa a aplicação também a edifícios residenciais e consistia na instalação de uma cobertura de plantas em toda a superfície dos telhados. Porém, a lei acabou por ser alterada permitindo a opção por uma cobertura verde parcial ou revestimento com painéis solares e só obrigatória para edifícios comerciais.

Além de permitir regular a amplitude térmica dentro do edifício, as coberturas verdes permitem ainda reter água das chuvas, reduzir a temperatura local envolvente, redução da poluição atmosférica e criação de habitat para aves e insectos urbanos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...