França vai banir reabastecimento de refrigerantes nos restaurantes



A França prepara-se para proibir que os seus cidadãos possam voltar a encher o copo vezes sem conta, com refrigerantes, em restaurantes da fast food, hamburguerias, estações de serviços, centros comerciais e outros locais que incentivem os consumidores a fazê-lo.

A nova medida, que ainda precisa de passar no Senado, faz parte de uma reforma apoiada pela Ministra da Saúde, Marisol Touraine, e tem como pano de fundo a cada vez maior disponibilização para os consumidores, por parte dos restaurantes de fast food, desta máquina de reabastecimento de refrigerantes.

Muitas vezes, segundo o Vice, os clientes reabastecem os seus copos apenas para terem a sensação de que o seu dinheiro foi bem gasto. Esta será também a ideia dos legisladores, que adiantam ainda que se um refrigerante bebido num restaurante de fast food tem 200 calorias, encher o copo duas ou três vezes pode representar até 600 calorias por refeição – só nos refrigerantes.

“A lei tem de proteger a população contra a competição comercial que oferece produtos pouco saudáveis e encoraja os consumidores a consumirem-nos de forma excessiva”, explicou ao Vice Arnaud Richard, membro da UDI (União dos Democratas e Independentes) no parlamento e autor do projecto-de-lei.

Os refrigerantes são visto, em França e não só, como um alvo fácil no que toca a fazer descer as taxas de obesidade dos países, devido ao seu excesso de açúcar e pouco conteúdo nutritivo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a França tem um dos mais complexos e caros sistemas de saúde universais do mundo. O Governo gastou €3.900 per capita em 2012 – o que representa 11,8% do PIB do país – no serviço nacional de saúde.

A nova reforma da saúde e nutrição pretende reduzir o consumo de refrigerantes, sobretudo nos mais jovens, e explica que a água é a única bebida essencial à vida.

Foto: Dan McKay / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...