Freguesia de São Salvador renova a galardão Eco-Freguesia e recebe prémio Eco Mood



A Junta de Freguesia de São Salvador, em Ílhavo, foi distinguida novamente com o galardão “Eco Freguesia 2021”, renovando assim a Bandeira Verde. Para além desta distinção, a Freguesia recebeu também o Prémio Eco Mood, um programa pedagógico de educação ambiental e pedagógica, que será aplicado no Agrupamento de Escolas de Ílhavo.

O concurso Eco-Freguesias XXI é uma iniciativa promovida anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa premiar boas práticas ao nível local – designadamente nas freguesias – no âmbito do desenvolvimento sustentável, com enfoque nas políticas ambientais e na promoção de iniciativas de educação e participação dos cidadãos.

A Freguesia de São Salvador destaca-se por diversas iniciativas no âmbito da gestão ambiental e da economia circular, entre elas, o projeto ‘Agir sobre a Beata Contada’, que recolhe, conta e recicla as pontas de cigarro presentes nos cinzeiros, calçadas, jardins e sumidouros, a adesão ao “Green Grease”, um programa pioneiro a nível mundial que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais, a criação do ‘Armazém Faz Tudo’, que coloca seniores e estudantes a reabilitar e a reconstruir equipamentos obsoletos em novos produtos, e a ‘Porta da Bagageira’, um mercado de artigos em segundo mão.

João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, afirma que “a preservação do ambiente sempre foi uma prioridade”. “Renovar a conquista do galardão de Eco-freguesia é o reconhecimento de um trabalho, que tem envolvido a comunidade, e começou com o lema ‘Freguesia limpa, com a ajuda de todos’. Fomos pioneiros na introdução de velões nos cemitérios, construímos garagens nos contentores de resíduos sólidos urbanos, criámos caixas para os ecopontos e, no ano passado, demos um passo importante para a recolha e tratamento dos resíduos de tabaco com o programa ‘Agir sobre a Beata Contada’. Este compromisso foi evoluindo e incorporou projetos de economia circular, como o ‘Armazém Faz Tudo’ e a ‘Porta da Bagageira’ que promovem a renovação e reutilização de objetos”. O ambiente é uma das nossas maiores riquezas, por isso, devemos preservá-lo para que a nossa freguesia continue a ser um lugar especial e saudável”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...