Freiras unidas (pelo ambiente) jamais serão vencidas



As irmãs no condado de Lancaster, na Pensilvânia, construíram uma igreja ao ar livre, precisamente no sítio onde está previsto passar um novo oleoduto. As freiras católicas acreditam ter todo o direito de o fazer, visto que são donas do terreno. Na realidade, é mais uma pérgula do que uma igreja, mas o que conta é o uso e, na cerimónia de consagração, a capela foi dedicada ao “Senhor e a todos aqueles que queiram meditar sobre usos justos e sagrados da terra”.

As irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, ordem fundada em Itália em 1834, citaram ainda partes da encíclica ambiental do Papa Francisco, alertando para a necessidade de cuidarmos da nossa casa comum.

A Williams Partners, empresa que explora o projecto do oleoduto avaliado em três mil milhões de dólares, já fez saber que o plano foi aprovado e está na posse de todas as autorizações de construção, pelo que enviou o caso para os tribunais norte-americanos. As irmãs esperam que a liberdade religiosa se sobreponha aos direitos comerciais. O veredicto deverá ser conhecido a 17 de Julho.

Na sua luta, as feiras contam com a ajuda de um grupo ambientalista local, Lancaster Against Pipelines (Lancaster contra os oleodutos), e mais uma ajuda sagrada: As irmãs do Loreto, do Kentucky, também vieram dar uma ajuda. Elas que, em 2013, já conseguiram derrotar esta mesmo Williams Partners e também contra a construção de um oleoduto.

Foto: David Jones





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...