Frio da Califórnia bate recorde de baixas temperaturas
A onda de frio da Califórnia, EUA, não cessa. Os alertas para as baixas temperaturas estendem-se a grande parte do território, com novos avisos de ventos fortes para as montanhas que rodeiam Los Angeles.
Em Hollywood, os fãs de cinema agasalharam-se com casacos e cachecóis, enquanto aguardavam ao longo do tapete vermelho na esperança de vislumbrar as estrelas que chegavam para a cerimónia dos Globos de Ouro. Alguns dos actores tremeram, mas não se queixaram.
Os agricultores preparam-se agora para mais uma noite de protecção das suas culturas. Paul Story, porta-voz da California Citrus Mutual, uma associação comercial de produtores, disse que até agora a maioria das culturas de laranja e de limão escaparam provavelmente a danos significativos, apesar das temperaturas na casa dos -7º C registadas no último domingo.
Na área de Los Angeles, a tórrida Woodland Hills, normalmente notícia pelo clima quente, atingiu -1º C na manhã de domingo. Este registo até se pode considerar quente em comparação com Lancaster, no norte de Los Angeles County, que atingiu os 9 graus negativos.
As temperaturas atingiram também os -7º C em San Francisco Bay Area.
Em East Bay, cidade de Walnut Creek, o Serviço Meteorológico Nacional informou uma descida para os 5 graus negativos, enquanto em Santa Clara County, região de Scotts Valley, a temperatura caiu para os 3 graus negativos.
Segundo o Huffington Post, em San Diego os tratadores estão a providenciar calor extra e abrigo a alguns animais.
A corrente de ar frio segue para as regiões vizinhas do Arizona situadas a este, enquanto Phoenix se aproxima do ponto médio de quatro dias de frio que se esperam vir a tornar na vaga mais fria que a região já viu desde 1988.
As temperaturas de sábado caíram para os -1º C no Aeroporto Internacional de Phoenix Sky Harbor. Em todo o Arizona, as baixas temperaturas incluem os -5º C no Aeroporto de Tucson e os -22º C em Flagstaff.